Assim como aconteceu com o Windows XP em 8 de abril de 2014 e com o Windows 7 em 14 de janeiro de 2020, agora é a vez do Windows 10, cujo fim do suporte está marcado para 14 de outubro de 2025.
Não se preocupe, isso não significa que o Windows 10 vai parar de funcionar a partir dessa data. O que vai acontecer é que as atualizações de segurança e correção de erros deixarão de ser disponibilizadas. Essas atualizações são essenciais para corrigir falhas no sistema e garantir a segurança do seu equipamento.
Se tem um computador antigo com Windows 10, é importante verificar se o processador é compatível com o Windows 11. A recomendação é que seja um Intel de 8ª geração ou superior, ou um AMD Ryzen 3 ou superior. Processadores anteriores a esses modelos não suportam a instalação do Windows 11.
Assim como ocorreu com outros sistemas operativos, o Windows 10 não se tornará inutilizável de imediato. O processo é gradual. Após o fim das atualizações, sugerimos que mantenha um bom antivírus e fique atento aos restantes programas, como navegadores e software de bancos, que, com o tempo, também deixarão de receber atualizações. Esse processo costuma levar de 3 a 5 anos, dependendo do caso.
Quando esse momento chegar, será a hora de considerar a substituição do seu equipamento por um mais atual, compatível com o Windows 11.

Windows 11 x Lixo Eletrônico
Será que a Microsoft poderia evitar todo o lixo eletrônico gerado ao deixar milhões de equipamentos sem suporte para o Windows 11? No nosso país,