A pergunta que muitos fazem: é possível melhorar o desempenho do notebook, fazer um upgrade? É caro? Vale a pena?
Sim, é possível, e não é caro! Desde que surgiram os SSDs (Unidades de Estado Sólido) nos anos 2000, os preços têm vindo a cair, tornando-se acessíveis e populares nos últimos anos. Um SSD pode dar uma nova vida ao seu equipamento, estendendo a sua utilidade em média por mais 5 anos.
Nos equipamentos mais antigos que possuem HDDs SATA, é possível substituir o disco rígido por um SSD sem problemas, obtendo um aumento considerável no desempenho. Contudo, é importante que um especialista faça uma análise prévia para verificar a capacidade de memória RAM e processamento. A partir daí, será possível estimar o ganho de performance que o equipamento terá.
Dois fatores muito importantes que não posso deixar de mencionar: ao trocar o seu HDD por um SSD, preste atenção à marca do fabricante, pois isso afeta diretamente a durabilidade do componente. Além disso, mantenha o sistema operativo original do seu notebook, para garantir a originalidade e segurança nas atualizações fornecidas.

Windows 11 x Lixo Eletrônico
Será que a Microsoft poderia evitar todo o lixo eletrônico gerado ao deixar milhões de equipamentos sem suporte para o Windows 11? No nosso país,